CUIDADO tratar manchas de forma errada pode trazer resultados irreversíves!!

Olá meninas!! Devido o sucesso do nosso último post sobre Melasma, decidi conversar com ESPECIALISTA EM MANCHAS para entendermos tudo sobre como tratar manchas, o que faz uma mancha surgir e o que fazer pra tratar manchas e melasma antes que aumente de tamanho. Se você tem problemas com manchas acho melhor ler até o final!

Primeiramente quero agradecer ao Dr Jean por ter colaborado tanto!! Gente vocês vão se surpreender com tudo o que vão ler aqui sobre as manchas!! Eu fiquei chocada!

 

 

“Existem distintos tipos de manchas que podem aparecer no corpo, porém, entre elas, existe uma característica comum: todas tendem a aumentar e ficar mais forte se não tiverem o TRATAMENTO ADEQUADO!”

Dr Jean,  Hospital das Clinicas – Porto Alegre

 

PRIMEIRO: É interessante lembrar uma questão MUITO IMPORTANTE quando estamos nos referindo a pele: A pele é o maior órgão do corpo humano, em extensão e volume, e por estar em constante contato com o meio externo, está sujeita a vários tipos de agressões!

 

Mas afinal, o que são manchas?

As manchas são alterações na coloração da pele que podem aparecer em qualquer idade. É um GRANDE PROBLEMA na vida de toda mulher que traz angústia e sofrimento dependendo de onde esta mancha é encontrada e características.

 

As causas podem ser muitas:

  • alterações na produção de melanina (pigmento da pele);
  • infecções (micoses, vírus);
  • distúrbios hormonais;
  • alterações vasculares;
  • tumores;
  • exposição ao sol e
  • marcas de acne.

“Uma mulher em cada 10,

portadoras de melasma,

relata ter sofrido de

depressão ao longo da vida..”

 

 

Como as manchas surgem?

 

A mancha surge como uma medida de proteção natural da pele!! Isso mesmo!

Esta pigmentação acontece quando há uma inflamação na pele. Para proteger a inflamação, nosso corpo tende a produzir mais pigmento em uma determinada região.

Então uma mancha é um sinal que algo não está bem!

Logo, tão importante quanto tratar esta mancha é identificar o que causou seu surgimento!

 

VEJA QUAIS SÃOS OS PRINCIPAIS TIPOS DE MANCHAS E DESCUBRA SE VOCÊ TEM ALGUMA DELAS:

 

1. Manchas escuras no rosto

O melasma é uma mancha escura que surge no rosto, próximo às maçãs no rosto e na testa, sendo muito comum o seu surgimento na gravidez ou na menopausa porque está intimamente ligada às alterações hormonais.

 

Recentemente fiz uma publicação falando de como eu tratei o melasma e você pode ler toda a matéria clicando aqui porque vale muito a pena!!

 

2. Manchas causadas pelo sol

As manchas causadas pelo sol ocorrem com mais frequência em pessoas de pele clara ou morena que ficam muito expostas ao sol sem usar protetor solar. As partes do corpo mais afetadas são as mãos, braços, rosto e pescoço, e embora seja mais comum seu surgimento após os 40 anos de idade, também podem surgir em pessoas mais jovens.

 

3. Manchas vermelhas na pele

 

A dermatite que se manifesta através de manchas vermelhas na pele pode ser consequência do surgimento de uma alergia, e pode causar manchas marrons na pele que coçam e que podem aparecer após ingerir alimentos alergênicos, como o camarão, morango ou amendoim, por exemplo, após aplicar produtos na pele, como cremes, perfumes ou cosméticos, ou usar objetos em contato com a pele, como pulseiras ou colares.

 

 

4. Micose ou pano branco

O pano branco, também conhecido como micose de praia, surge devido a uma infecção causada por fungo, que provoca o surgimento de várias manchas pequenas esbranquiçadas na pele. Com o passar do tempo a micose vai se espalhando pela pele, mas geralmente a pessoa não se contaminou na praia, mas depois de ficar mais bronzeada, conseguiu observar a presença de áreas esbranquiçadas.

 

 

5. Manchas de cicatrizes causadas pela acne

 

Certa vez, surgiu uma espinha no seu rosto. Você chegou a tratar da lesão com um produto anti acne, mas negligenciou o uso do filtro solar durante o dia, o que resultou em uma mancha. Desde então, a marca vem lhe causando bastante incômodo, afinal de contas, interfere no seu visual. Esta é uma das manchas mais comuns! Entretanto pode ser resolvida e o tratamento é super fácil!!! Você mesma pode fazer as aplicações e casa!

 

 

Qual mancha pode ser tratada e como?

 

A boa notícia é que existem tratamentos e cuidados capazes de amenizar esse problema! Para esclarecer melhor, o Mãe Sabe Tudo entrevistou a dermatologista Giovana, de Florianópolis, e ela nos conta como ela trata as manchas de suas pacientes . Confira!

 

“As manchas e cicatrizes são decorrentes da degeneração da pele após um intenso processo inflamatório ou infeccioso.”

 

 

Dra Giovana Bitencourt, Dermatologista

 

Outro motivo bastante comum para o aparecimento de marcas é a falta do protetor solar no rosto.

O tratamento não deve ser com ativos agressivos!! É UM GRANDE ERRO fazer uso de ácidos e hidroquinona pois eles agem corroendo a pele ao invés de agir impedindo o processo inflamatório.

Dessa forma a mancha vai voltar ainda com mais força!

Sessões de laser compromete muito a segurança da pele porque expõem a pele a elevado nível de luz, fazendo com que toda a primeira camada, chamada de “Epiderme” seja destruída assim como no Peeling Químico.

 

Minha recomendação é procurar meios alternativos à ácidos e hidroquinona. Existem poucos compostos polivitamínicos que sejam 100% natural mas você deve procurar este tipo de tratamento para que tenha um resultados bom, com segurança e definitivo!

 

Para todos os casos com manchas, minha recomendação é o Derm Clear que age nutrindo e hidratando o local da mancha. Como ele é rico em vitaminas A, C e E, ele vai agir removendo direto o excesso de melanina restaurando o processo inflamatório.

 

Lembre-se, nada de remédios caseiros!!! São extremamente perigosos é pode trazer danos irreversíveis a sua pele!

Meninas, espero que tenham tirado suas dúvida!! Um beijo a todas!

Se você não leu ainda a ultima matéria sobre como tratar melasma, clique aqui!!!

CUIDADO tratar manchas de forma errada pode trazer resultados irreversíves!!
5 (100%) 4 votes

Deixe Seu Comentário