Progressiva com formol: Saiba todos os riscos que podem acontecer!

Progressiva com formol: Saiba todos os riscos que podem acontecer!
Nível de Satisfação

Progressiva com formol prejudica? Bom, caso você queira alisar o cabelo, pode ter certeza que terá um cabelo liso! Porém, a custa de diversos danos à saúde, tanto em quem recebe o alisamento quanto em quem o faz pois, além de diversos outros riscos à saúde, o cheiro forte também é prejudicial.

Formol Nos Cabelos

formol é ilegalPrimeiramente, é importante ressaltar que,  o formol vai causar impactos irreversíveis a sua saúde capilar!

Segundo a própria ANVISA, é classificado como produto alisante, todo produto cosmético que modifica a estrutura capilar, seja este tanto para alisar, ondular ou cachear.

O que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária alerta em seu site oficial é que todos os alisantes capilares, sendo nacional ou importado, devem ter registro.

Alisantes que não contêm registro causam graves danos à córnea, queimaduras graves ao couro cabeludo, queda nos fios do cabelo e irritação na pele (que pode ser percebida por conta da vermelhidão e ardor).

Formol não pode ser usado como alisante! Pode apenas ser usado como conservante. Qualquer outro tipo de uso pode trazer sérios riscos à saúde.

Inclusive, adicionar formol é considerado como infração sanitária, um crime hediondo, de acordo com o art. 273 do Código Penal.

Os Riscos do Formol

Progressiva com formol

O formol é o velho conhecido de quem faz escova progressiva mas isso jamais deveria ter se tornado um hábito de milhares de mulheres!

A ANVISA alerta que o formol é proibido para este fim por conta de provocar diversos danos à saúde, inclusive câncer. Então já se sabe que, NENHUM alisante do mercado que tenha como base o formol, recebe registro da ANVISA

Entretanto, existem inúmeras marcas de cosméticos que infringem a norma, visando o lucro em detrimento do bem estar do cliente. Segundo o próprio órgão de fiscalização, são dezenas de denúncias a essas marcas que, infelizmente, crescem cada vez mais.

progressiva com formolProgressiva com formol: Qual a quantidade segura para alisar o cabelo?

Não existe. O que acontece na verdade é uma distorção da realidade. Não é que a presença de formol seja proibida em produtos que são destinados aos fios de cabelo, acontece que a concentração permitida é de no máximo 0,2%.

Nessa quantidade ele não funciona, de forma alguma, como alisante. Explica a farmacêutica Patrícia Bastos.

Então sim, há muitos “profissionais” que preparam artesanalmente o composto para aplicar. Aumentando a quantidade permitida de formol e prejudicando a saúde do cliente em que foi aplicado o produto para que o resultado seja o mais liso possível, fazendo o mesmo retornar ao salão.

Ou seja, tenha atenção!

Os “profissionais” agem de maneira irresponsável com as pessoas sem informações sobre o composto.

O que o formol faz no cabelo?

alisamento caseiro

Primeiro, é importante ressaltar que o formato do  nosso cabelo é composto por pontes de hidrogênio e sulfeto. As pontes de hidrogênio são quebradas mais facilmente por meio do aquecimento, por isso se utiliza de escovas e chapinhas para modificar o formato que o cabelo se encontra.

O formol age queimando e corroendo ao mesmo tempo o couro cabeludo fazendo com que o  fio perca sua aparência original, causando diversos riscos à saúde, que já foram citados, demorando meses para que o cabelo se reconstitua novamente.

Assim, percebe-se que o formol consegue alisar o cabelo porque ele destrói completamente sua estrutura capilar natural, causando diversos problemas tanto em quem recebe o alisamento quanto em quem o faz, pois o cheiro forte também é prejudicial.

Veja Meios Seguros de Alisamento Caseiro

ultralizzo funcionaHoje, graças a outros produtos do mercado, existem meios mais práticos e eficientes para se realizar um alisamento de qualidade. Existem produtos, como o UltraLizzo que devido à sua praticidade (já que da para realizar o alisamento em casa) e segurança (aprovado pela ANVISA quanto ao uso de substâncias químicas) recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais.

Com isso, conclui-se que o Formol causa diversos danos à saúde e, atualmente, já existem produtos capazes de suprir as necessidades capilares sem causar prejuízos, como o UltraLizzo.

 

 

ULTRALIZZO Depoimentos