Existe Uma Forma Correta De Dizer Não Para As Crianças?

O amor por um filho costuma ser tão grande que, às vezes, é difícil dizer não para qualquer coisa que ele peça. Mas acredite: uma negação na hora certa também é uma prova de que a gente ama esses pequenos. Nossa psicóloga especialista em crianças explica os benefícios do “não” e indica qual é a melhor maneira de fazer isso!
Conheça os benefícios do não na hora certa

A criança pode até fazer cara feia ou chorar quando recebe um não, mas os papais precisam lembrar que aquela negação é uma semente para quem o filho vai ser no futuro. Segundo a psicóloga Renata, o “não” dito na hora certa prepara a criança para as regras sociais de uma sociedade em que ele não vai ouvir “sim” para sempre. “Isso ajuda a criança a passar por frustrações porque, invariavelmente, ela vai se frustrar na vida de vez em quando”, explica. A profissional ainda diz que é o amor dos pais que vai fazer a criança aprender a lidar com esses momentos. “Se o pequeno aprender a lidar com a negação dentro de um ambiente de confiança e carinho, ele tende a se sentir mais seguro para lidar com isso no futuro”, diz.

20130317153437

Qual a melhor forma de dizer não para o meu filho?

Uma posição de autoritarismo na hora de dizer “não” é ruim para a educação da criança. Mesmo que os papais estejam cobertos de razão, não custa explicar para o pequeno o motivo da negação. “A melhor forma de dizer ‘não’ para uma criança é conversando com ela. Explicar o motivo dos ‘nãos’ ajuda ela a lidar com as frustrações e fortalece o diálogo”, conta.

 

Como saber se não está sendo restritivos demais

É verdade que as crianças precisam de limites, mas a vontade de educar da melhor forma possível pode transformar o “não” em uma resposta automática. Renata diz que é difícil saber quando isso está acontecendo, mas revela que a resposta está na própria criança. “Acredito que o caminho é conversar e observar esse filho no dia a dia. Quanto mais próximos os pais estão do seu pequeno, melhor saberão quando dizer ‘não’ e quando dizer ‘sim’”, explica.

 

>>>>Veja O Vídeo E Descubra Se Está Cometendo O Maior Erro  Que É A Principal Causa Das Birras E Falta de Limites<<<<

Anexo

Deixe Seu Comentário