Doenças causadas por bactérias, MUITO CUIDADO !

Doenças causadas por bactérias, MUITO CUIDADO !
Nível de Satisfação

Doenças causadas por bactérias, As bactérias  são organismos fascinantes. Logo eles estão ao nosso redor e muitas bactérias são úteis para nós.

As bactérias ajudam na digestão de alimentos, na absorção de nutrientes, na produção de vitaminas e na proteção contra outros micróbios nocivos.

Ainda mais por outro lado, várias doenças que afetam os seres humanos são causadas por bactérias.

Bactérias que causam doenças são chamadas de bactérias patogênicas, e o fazem produzindo substâncias venenosas chamadas endotoxinas e exotoxinas.

Frequentemente essas substâncias são responsáveis ​​pelos sintomas que ocorrem com doenças relacionadas a bactérias.

Ao mesmo tempo os sintomas podem variar de leves a sérios, e alguns podem ser fatais.

 

Doenças causadas por bactérias: Fasciite Necrotizante (Doença comedora de carne)

doenças causadas por bactérias

Definitivamente a fasciite necrotizante é uma infecção grave, causada com maior frequência pela bactéria Streptococcus pyogenes.

S. pyogenes são bactérias em forma de coco que normalmente colonizam as áreas da pele e da garganta do corpo.

S.pyogenes são bactérias carnívoras, produzindo toxinas que destroem células do corpo, especificamente glóbulos vermelhos e glóbulos brancos.

Posteriormente isso resulta na morte do tecido infectado ou fasceíte necrotizante.

Dessa forma outros tipos de bactérias que também podem causar fasceíte necrotizante incluem Escherichia coli , Staphylococcus aureusKlebsiellaClostridium.

Assim as pessoas desenvolvem este tipo de infecção mais comumente pela entrada de bactérias no corpo através de um corte ou outra ferida aberta na pele.

Desde já a fasciite necrosante não é tipicamente transmitida de pessoa para pessoa e as ocorrências são aleatórias.

Antes de mais nada gostaria de dizer que indivíduos saudáveis ​​com sistema imunológico funcionando adequadamente e que praticam uma boa higiene no cuidado de feridas têm baixo risco de desenvolver a doença.

Doenças causadas por bactérias: Infecção por estafilococos

doenças causadas por bactérias

O Staphylococcus aureus resistente à meticilina (MRSA) é uma bactéria que pode causar sérios problemas de saúde.

O MRSA é uma cepa de bactérias Staphylococcus aureus ou bactérias Staph, que desenvolveram resistência aos antibióticos relacionados à penicilina e à penicilina, incluindo a meticilina.

O MRSA é normalmente transmitido através do contato físico e deve romper a pele – através de um corte, por exemplo – para causar uma infecção.

O MRSA é mais comumente adquirido como resultado de internações hospitalares. Da mesma forma estas bactérias podem aderir a vários tipos de instrumentos, incluindo equipamentos médicos.

Se as bactérias MRSA assim também obtiverem acesso aos sistemas internos do corpo e causarem uma infecção por estafilococos, as consequências poderão ser fatais.

Estas bactérias podem infectarossos , articulações, válvulas cardíacase os pulmões.

Doenças causadas por bactérias: Meningite

meningite

Assim como a meningite bacteriana é uma inflamação da cobertura protetora do cérebro e da medula espinhal, conhecida como meninges.

Definitivamente esta é uma infecção grave que pode levar a danos cerebrais e até a morte. Uma dor de cabeça severa é o sintoma mais comum da meningite.

Outros sintomas incluem rigidez do pescoço e febre alta. A meningite é tratada com antibióticos.

É muito importante que os antibióticos iniciem logo que possível após a infecção, para ajudar a reduzir o risco de morte.

Uma vacina meningocócica pode ajudar a preveni-la para aqueles que estão em maior risco de desenvolver essa doença.

Bactérias, vírus, fungos e parasitas podem causar meningite. A meningite bacteriana pode ser causada por várias bactérias.

As bactérias específicas que causam a meningite bacteriana variam de acordo com a idade da pessoa infectada.

Para adultos e adolescentes, Neisseria meningitidis e Streptococcus pneumoniae são as causas mais comuns da doença.

Em recém-nascidos, as causas mais comuns de meningite bacteriana são Streptococcus do Grupo B , Escherichia coli e Listeria monocytogenes.

Doenças causadas por bactérias: Pneumonia

pneumonia

A pneumonia é uma infecção dos pulmões. Os sintomas incluem febre alta, tosse e dificuldade para respirar.

Enquanto um número de bactérias pode causar pneumonia, a causa mais comum é o Streptococcus pneumoniae.

S. pneumoniae normalmente residem no trato respiratório e normalmente não causam infecção em indivíduos saudáveis.

Em alguns casos, as bactérias se tornam patogênicas e causam pneumonia.

A infecção geralmente começa depois que as bactérias são inaladas e se reproduzem rapidamente nos pulmões.

S. pneumoniae também pode causar infecções de ouvido, infecções sinusais e meningite. Se necessário, a maioria das pneumonias tem alta probabilidade de cura com tratamento antibiótico.

Uma vacina pneumocócica pode ajudar a proteger aqueles que estão em maior risco de desenvolver essa doençaStreptococcus pneumoniae são bactérias em forma de cocos.

Doenças causadas por bactérias: Tuberculose

tuberculose

A tuberculose (TB) é uma doença infecciosa dos pulmões.

É tipicamente causada por uma bactéria chamada Mycobacterium tuberculosis. Assim como a tuberculose pode ser fatal sem o tratamento adequado.

A doença é transmitida pelo ar quando uma pessoa infectada tosse, espirra ou até fala.

Em uma série de países desenvolvidos, a TB tem aumentado com o surgimento do HIV infecções devido ao enfraquecimento do sistema imunológico de pessoas infectadas de HIV.

Antibióticos são usados ​​para tratar a tuberculose. O isolamento para ajudar a prevenir a disseminação de uma infecção ativa também é típico do tratamento desta doença.

O tratamento pode ser longo, com duração de seis meses a um ano, dependendo da gravidade da infecção.

Doenças causadas por bactérias: Cólera

cólera

A cólera é uma infecção intestinal causada pela bactéria Vibrio cholerae. A cólera é uma doença transmitida por alimentos, normalmente transmitida por alimentos e água contaminada com Vibrio cholerae.

Em todo o mundo, ocorrem aproximadamente 3 a 5 milhões de casos por ano, com aproximadamente 100.000 mortes.

A maioria dos casos de infecção ocorre em áreas com falta de água e saneamento de alimentos. A cólera pode variar de leve a grave.

Os sintomas da forma grave incluem diarreia, vômitos e cãibras. A cólera é tipicamente tratada pela hidratação do indivíduo infectado.

Em casos mais graves, antibióticos podem ser usados ​​para ajudar a pessoa a se recuperar.

Doenças causadas por bactérias: Disenteria

desinteria

A disenteria bacilar é uma inflamação intestinal causada por bactérias do gênero Shigella. Semelhante ao cólera, é espalhado por alimentos e água contaminados.

A disenteria também é transmitida por indivíduos que não lavam as mãos depois de usar o banheiro. Sintomas de disenteria podem variar de leve a grave.

Assim como sintomas graves incluem diarreia sanguinolenta, febre alta e dor. Como a cólera, a disenteria é tipicamente tratada pela hidratação. Também pode ser tratado com antibióticos com base na gravidade.

A melhor maneira de evitar a propagação de Shigella é lavar e secar suas mãos adequadamente antes de manusear alimentos e evitar beber água local em áreas onde pode haver um alto risco de disenteria.