Devo Pagar Meu Filho Para Me Obedecer?

Devo Pagar Meu Filho Para Me Obedecer?
5 (100%) 8 votes

É bem comum em culturas como nos Estados Unidos, o conceito de recompensa.

Assim, os pais costumam incentivar os filhos na execução de certas atividades em troca de alguma coisa, podendo ser um valor em dinheiro.

Como por exemplo: ajudar a lavar a louça, arrumar o quarto, limpar o jardim, fazer a tarefa escolar.

educação-financeira-dos-filhos
Se você já viu aqueles programas de tv realizados fora do Brasil – em que a babá vai até a casa para ajudar a colocar os filhos nos eixos – deve ter notado que a forma de ensinar gira em torno da recompensa:

  •  Comporte-se na mesa na hora de jantar que você ganha uma estrela no quadro de bom comportamento
  • Guarde os seus brinquedos que a gente te leva para brincar no parque
  • Coma os vegetais que você ganha uma moeda.

Tal atitude pode funcionar em algumas famílias, mas é preciso analisar antes de começar a fazer tal coisa. Afinal, é mesmo necessário dar um agrado para que o filho escove os dentes, faça lição ou arrume sua própria cama?

Por que não ensinar a importância de fazer tais atividades para torná-lo responsável, entender os problemas que acarretam caso não faça tais atividades, em vez de associá-las a ganhos imediatos?

Tenha muito cuidado ao usar o dinheiro para corrigir comportamentos, viver em sociedade é ter responsabilidades, direitos e deveres, ensinar que agir da forma correta só e válido a partir de uma recompensa é um grave erro.

Para te ajudar nessa questão, recomendo fortemente uma apresentação da Cristina Cançado, que aborda essa questão de dizer SIM ou NÃO para seu filho  e o erro mais comum que os pais cometem..

>>> Ver Apresentação (Clique aqui!)

Anexo.250

 

 

Se gostou desse artigo, nos ajude compartilhando e disseminando conhecimento.

Deixe Seu Comentário