Como parar de fumar, LEIA este ARTIGO e PARE DEFINITIVAMENTE!

Como parar de fumar, um dos maiores vícios, um vício global, entretanto há diversas maneiras de começar esse tratamento, seja de formas mais “naturais” ou através de medicamentos…

Que de fato irão te levar ao vício do medicamento, conheço pessoas que fumaram durante toda uma vida e que depois de começarem este método, definitivamente tem reduzido ou até mesmo conseguiram parar!

Enfim, Irei citar aqui pra vocês as maneiras mais eficazes para diminuir ou até mesmo curar esse vício!

Como parar de fumar: Encontre sua razão

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Primeiramente, depois de ter decidido parar de fumar, você está pronto para definir uma data de saída.

Escolha um dia que não seja muito longe no futuro (para que você não mude de ideia), mas que lhe dê tempo suficiente para se preparar.

Posteriormente, para se motivar, você precisa de uma razão pessoal e poderosa para sair. Pode ser para proteger sua família do fumo passivo.

Ou diminua sua chance de contrair câncer de pulmão, doença cardíaca ou outras condições.

Ou para parecer e sentir-se mais jovem. Escolha um motivo que seja forte o suficiente para compensar a vontade de acender.

 

Como parar de fumar: Prepara-se

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Há mais do que apenas jogar fora seus cigarros. Fumar é um vício. O cérebro está viciado em nicotina. Sem isso, você passará pela retirada.

Alinhe o suporte antecipadamente. Pergunte ao seu médico sobre todos os métodos que ajudarão, como aulas e aplicativos para parar de fumar, aconselhamento, medicação e hipnose.

Existem várias maneiras de parar de fumar, mas, no final, você precisa decidir se vai:

  • pare abruptamente, ou continue fumando até a sua data de parada e depois pare
  • saia gradualmente, ou reduza a sua entrada de cigarros lentamente até a sua data de parada e depois pare.

Como parar de fumar: Considere a terapia de reposição de nicotina

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A NRT pode reduzir os desejos e os sintomas de abstinência que você sente que podem impedir sua tentativa de parar de fumar.

Ainda mais os NRTs são projetados para afastar seu corpo dos cigarros e fornecer uma dose controlada de nicotina, poupando-o da exposição a outros produtos químicos encontrados no tabaco.

Quando você para de fumar, a abstinência de nicotina pode causar dores de cabeça, afetar seu humor ou exaurir sua energia.

A ânsia por “apenas uma tragada” é difícil. Terapia de reposição de nicotina pode conter esses impulsos.

Estudos mostram que a pastilha, as pastilhas e os adesivos de nicotina aumentam suas chances de sucesso quando você também está em um programa de parar de fumar.

Como parar de fumar: Apoie-se nos seus entes queridos

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Diga logo a seus amigos, familiares e outras pessoas próximas que você está tentando sair.

Eles podem incentivá-lo a continuar, especialmente quando você é tentado a acender.

Você também pode participar de um grupo de apoio ou conversar com um conselheiro.

Terapia comportamental é um tipo de aconselhamento que ajuda você a identificar e manter as estratégias de parar de fumar. Até algumas sessões podem ajudar.

A dependência emocional e física que você tem no tabagismo torna difícil ficar longe da nicotina depois do dia de parar de fumar.

Para sair, você precisa enfrentar essa dependência. Logo depois tente serviços de aconselhamento, materiais de autoajuda e serviços de suporte podem ajudá-lo a superar esse período.

À medida que seus sintomas físicos melhoram com o tempo, seus sentimentos físicos também melhorarão.

Como parar de fumar: Dê um tempo a si mesmo

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Uma das razões pelas quais as pessoas fumam é que a nicotina as ajuda a relaxar. Depois de sair, você precisará de novas maneiras de relaxar.

Existem muitas opções. Você pode exercitar-se para desabafar, sintonizar sua música favorita, conectar-se com amigos, tratar-se com uma massagem ou arranjar tempo para um hobby.

Tente evitar situações estressantes durante as primeiras semanas depois de parar de fumar.

Busque estar em contato com o que mais gosta, busque momentos de paz interior e principalmente estar com as pessoas que mais gosta.

Como parar de fumar: Evite álcool e outros gatilhos

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Quando você bebe, é mais difícil manter seu objetivo de não fumar. Então tente limitar o álcool quando você sair.

Da mesma forma, se você costuma fumar quando toma café, mude para o chá por algumas semanas.

Se você costuma fumar depois das refeições, encontre outra coisa para fazer, como escovar os dentes, caminhar, mandar mensagens para um amigo ou chiclete.

Como parar de fumar: Tente e tente novamente

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Muitas pessoas tentam várias vezes antes de abandonar os cigarros para sempre. Se você acender, não desanime.

Em vez disso, pense sobre o que levou à sua recaída, como suas emoções ou o cenário em que você se encontrava.

Use-a como uma oportunidade para intensificar seu compromisso de parar de fumar.

Depois de tomar a decisão de tentar novamente, defina uma “data de saída” no próximo mês.

Nunca desista, recaídas são até normais, independente do vício, mas procure melhorar cada vez mais, até você conseguir parar definitivamente.

Como parar de fumar: Mexa-se

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Ser ativo pode reduzir os desejos de nicotina e aliviar alguns sintomas de abstinência.

Quando você quiser pegar um cigarro, coloque seus patins ou sapatos de corrida.

Mesmo exercícios leves ajudam, como passear com o cachorro ou arrancar ervas daninhas no jardim.

As calorias que você queima também afastam o ganho de peso quando você para de fumar.

Livre-se da ansiedade e consequentemente da vontade de fumar.

Como parar de fumar: Escolha sua recompensa

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Além de todos os benefícios de saúde, uma das vantagens de desistir de cigarros é todo o dinheiro que você vai economizar.

Existem calculadoras on-line que calculam quanto mais rico você será.

Recompense-se gastando parte disso em algo divertido.

Anote ou diga em voz alta as razões pelas quais você deseja parar de fumar e resistir aos desejos do tabaco. Estes podem incluir:

  • Se sentindo melhor
  • Ficando mais saudável
  • Poupando seus entes queridos do fumo passivo
  • Economizando dinheiro

Antes de mais nada, lembre-se, tentar algo para vencer o desejo é sempre melhor do que não fazer nada.

E cada vez que você resiste a um desejo de tabaco, você está um passo mais perto de ser totalmente livre do tabaco.