5 Erros Comuns Na Hora De Educar Os Pequenos

5 Erros Comuns Na Hora De Educar Os Pequenos
5 (100%) 1 vote

Educar um filho é uma tarefa que faz qualquer um tremer na base. A vontade de acertar é sempre grande, mas sem querer os papais e mamães podem cometer alguns erros bem-intencionados. A vontade de proteger, de incentivar ou de manter os nossos pequenos saudáveis pode acabar em equívocos que vão resultar no futuro. Confira 5 desses erros que têm cara de acerto e podem enganar.

1 – Privar a criança de responsabilidades

Eles parecem tão frágeis e pequenos, que nós queremos os proteger do mundo e temos o prazer de fazer tudo para eles, mas a verdade é que a nossa função é prepará-los para o que eles vão encontrar pela frente. Ensinar responsabilidades precisa começar logo cedo, de acordo com o que a idade da criança permitir. Se a mamãe ou o papai guiá-lo todos os dias, um bebê já consegue entender que é responsabilidade dele guardar os próprios brinquedos. O mesmo acontece mais tarde com tarefas como arrumar a própria cama e lavar a louça que sujou: são formas de tornar o seu pimpolho pró-ativo e ensinar que as tarefas não se realizam sozinhas.

2 – Elogiar demais atitudes corriqueiras

O elogio é uma ótima ferramenta do relacionamento entre pais e filhos e, sem ele, a criança pode sentir que não é querida ou boa em nada. Mas o contrário também pode ser perigoso: os pais que elogiam demais, até em situações que não exigiram o menor esforço da criança, deixam esse pequeno sem saber quais são as atitudes que realmente merecem aprovação.

3 – Usar a fantasia no momento errado

Nossos pequenos vivem no mundo da imaginação e algumas vezes os pais tentam usar isso como parte da forma de educar. Quem nunca ouviu falar do bicho papão que vai pegar a criança se ela não dormir ou do homem do saco, que pode vir se ela não comer? Além de ameaçadoras, essas histórias não ajudam o seu pequeno a entender e colaborar de livre e espontânea vontade. O ideal é falar sempre a verdade: que ele precisa dormir e comer para ter disposição na hora de estudar e brincar.

4 – Dizer que é não porque não!

São os papais que decidem o que é melhor para a criança, mas não custa nada explicar para o seu pequeno a razão do “não”. Isso vai ajudá-lo a lidar com a frustração que ele acabou de passar por causa da negação e vai fortalecer o diálogo entre vocês.

5 – Faça o que eu digo, não faça o que eu faço

Esse erro é o campeão entre os papais! Ensinar para uma criança que ela não deve mentir e deve respeitar o outro é uma ótima atitude, mas ela só vai aprender isso na prática. Crianças se espelham nos pais para criar a própria personalidade: ver os adultos gritando ou pedindo para dizer que não estão em casa, vai fazer disso uma parte do seu comportamento.

Se você gostou dessas dicas, você precisa ler também esse artigo abaixo.

>>> 5 Regras De Ouro Para Que Seus Filhos Saibam Respeitá-la <<<
Ah, por favor, comente abaixo se faz sentido para você esses erros? Ou caso não, me diga o que pensa?

Estamos aqui para aprender e nos unirmos para nos tornarmos as melhores mães do mundo!! 🙂

Deixe Seu Comentário