10 Histórias Que Seu Filho Tem Que Ouvir Quando Criança

Já está provado: ler para o seu filho estimula a imaginação e ainda ajuda no desenvolvimento cerebral, mesmo quando o seu pequeno ainda não consegue ler sozinho e precisa da sua ajudinha para entrar no mundo da fantasia. Por isso, vale correr para separar alguns livros incríveis e que vão fazer a criatividade do seu pequeno fluir. Para ajudar os papais e mamães apaixonados por literatura, a Mãe Sabe Tudo separou uma lista com 10 histórias que seu filho tem que ouvir quando criança! Confira.

1 – A Cigarra e a Formiga

Para aqueles que desejam cultivar a imaginação do pequeno passando ensinamentos que ele levará para o resto da vida, o livro “A Cigarra e a Formiga” não pode ficar de fora da seleção. Contando a história de uma cigarra que canta durante todo o verão, enquanto a formiga trabalha sem parar buscando guardar alimento suficiente para os dias frios do inverno, o livro discute a importância do esforço e trabalho pesado para conseguir tudo que quer e precisa.

2 – Peter Pan

Já se o dia pede uma história que leve a imaginação da criança para outro lugar, “Peter Pan” é o conto perfeito. O livro conta a história de um menino que se recusa a crescer e que passa sempre por muitas aventuras e algumas decepções. O conto traz uma reflexão sobre as vantagens e desvantagens de ser criança para sempre.

3 – Os Contos de Grimm

A coletânea “Os Contos de Grimm” traz mais de 86 histórias, que vão fazer seus filhos ficarem entretidos por alguns bons meses. Entre as que atraem a atenção de crianças e adultos estão clássicos como “O Rei Sapo” e “João e Maria”.

4 – O Pequeno Polegar

O livro “O Pequeno Polegar” também é um daqueles que vai mexer com a saudade dos papais e mamães. A narrativa conta a história de Davi, um pequeno menino que era caçula de sete irmãos, todos filhos de um lenhador. Pela dificuldade que toda a Europa passava, o pai resolve abandonar as crianças em uma floresta. Após muito andarem, eles encontram um castelo onde pedem abrigo e comida, mas têm que passar por muitas aventuras com um Ogro que ali mora.

5 – Pinóquio

Esculpido de um tronco de uma árvore por Geppeto, Pinóquio nasceu como um boneco de madeira, mas nunca perdeu o sonho de se tornar um menino de verdade. Até que encontra uma fada que realiza seu desejo e muda toda sua vida dali para frente. O livro “Pinóquio”, além de encantar os pequenos, ainda traz reflexões sobre nossos desejos e pedidos.

6 – Menina Bonita do Laço de Fita

O livro “Menina Bonita do Laço de Fita” dá uma aula de diferenças raciais para a criançada. Na história, um coelhinho bem branquinho faz de tudo para ficar pretinho igual aquela menina bonita do laço de fita.

7 – Reinações de Narizinho

Livro que deu origem ao tão conhecido “Sítio de Pica-Pau Amarelo”, a trama “Reinações de Narizinho” é uma das autorias de Monteiro Lobato que a criançada não pode deixar de conhecer. O livro é composto de várias pequenas histórias, que contam o dia a dia e as aventuras da pequena Narizinho.

8 – Os Três Porquinhos

Os pais apaixonados por fábulas também não podem deixar de apresentar “Os Três Porquinhos” para os pequenos. Contando a história de três irmãos porquinhos, com temperamentos bem diferentes e perseguidos por um lobo, o livro ensina sobre a importância do esforço e trabalho pesado.

9 – João e o Pé de Feijão

Perfeito para mexer com a imaginação das crianças mais criativas, o livro “João e o Pé de Feijão” conta a história de um menino que troca uma vaca por cinco grãos de um feijão mágico, que logo viram um enorme feijoeiro e a casa de um gigante. O conto de fadas que estimula as crianças ainda vai fortalecer os sonhos e a força de vontade dos pequenos.

10 – A Lebre e a Tartaruga

Para os papais e mamães de crianças apressadinhas, a história “A Lebre e a Tartaruga” pode servir como a inspiração perfeita para o momento. Na história, que faz parte da coletânea “Fábulas de Esopo”, uma lenta tartaruga ganha uma corrida da apressada lebre, tudo por culpa da autoconfiança exagerada da segunda.

Deixe Seu Comentário